O orégano (também conhecido como orégão ou ourego) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo e, além disso, também é muito utilizada para fazer alguns medicamentos antigos. Mas, além do aroma que as folhas frescas ou secas do orégano dão aos pratos, quais são os outros Benefícios Do Orégano Na Culinária?
O orégano, tem em sua propriedade, muitas vitaminas e minerais, trazendo, dessa forma, inúmeros benefícios para o organismo:
Principais componentes do Orégano:
- Polifenóis: características antissépticas, anti-inflamatórias e ainda ajudam na perda de peso;
- Terpeno, linalol, pineno, borneol e terpineno: óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas;
- Vitaminas: A, C, K e complexo B;
- Minerais: cálcio, ferro, zinco, magnésio, potássio, cobre e niacina;
- Ômega 3.
Alguns benefícios que o consumo do orégano traz ao nosso organismo:
- Estimula o organismo nos casos de perda de apetite, má digestão ou gases;
- Diminui as cólicas e ajuda a regular o ciclo menstrual;
- Ajuda no combate ao envelhecimento precoce (O orégano contém ácido rosmarínico e timol, que são dois poderosos antioxidantes)
- Ajuda no combate a gripes e resfriados (Fortalece o sistema imunológico);
- Atua como antisséptico e anti-inflamatório natural;
Sendo assim, agora que já conhece os Benefícios Do Orégano Na Culinária, tente sempre incluir esse poderoso e delicioso tempero em seus pratos…
E olha que esses são apenas alguns dos benefícios que o consumo diário do orégano proporciona. Alguns estudos apontam para o orégano como um excelente aliado para a saúde do coração!
Porém, lembre-se de que assim como outras ervas, o orégano perde um pouco do aroma se cozido. Tente incluir o orégano sempre no final, quando o prato já estiver pronto!
Existem outras formas de se consumir o orégano. O chá de orégano é uma delas.
Dessa forma, se gostou, compartilhe essa informação com amigos e familiares.